Muitos ainda nunca ouviram falar sobre a Câmara Hiperbárica, mas para alguns atletas de elite esses equipamentos são um dos segredos mais bem guardados, como é o caso do tenista sérvio Novak Djokovic.
O jornal The Wall Street Journal revelou em agosto de 2011 que o tenista número 1 do mundo faz uso da câmara para se recuperar a pelo menos 4 anos. "Ajuda realmente, não os músculos, mas principalmente para se recuperar após uma partida cansativa. É como uma nave especial com uma tecnologia muito avançada", afirmou o tenista.
Lutadores do UFC, como o Vitor Belfort, também utilizam o mesmo equipamento após as rotinas de treinamento.
A máquina simula condições de altitude, gera maior número de glóbulos vermelhos, regenera o ácido láctico e melhora a circulação sanguínea e o fundo físico. Após avaliação do médico do esporte e a prescrição do tratamento, o atleta tem a vantagem de dispensar o uso de medicamentos principalmente nos períodos de competição onde alguns podem ser interpretados como dopping.
A oxigenoterapia hiperbárica é extremamente promissora no tratamento de:
• Lesão muscular
• Torções
• Ruptura de ligamentos
• Fraturas
O procedimento pode ser associado a outras técnicas, não tem contra indicação com idade e os efeitos colaterais são mínimos.